RAMONES

Discografia
Joey e os Ramones: a história, disco a disco.
 Ramones (1976, SIRE) - Neste disco, eles aparecem com jeans rasgados e jaquetas de couro. Obviamente, esta é a verdadeira capa que caracterizou os anos 70. Gravado de 2 a 19 de fevereiro de 1976, é o LP mais clássico e sua produção fica por conta de Craig Leon. Primeiro disco dos Ramones, e o primeiro disco punk da América. Com Joey nos vocais, Johnny na guitarra, Dee Dee no baixo e Tommy na bateria o disco saiu por uma pequena gravadora independente (Sire, que depois seria adquirida pela Warner). Na verdade, na primeira audição dos Ramones com a Sire, o selo só lhes ofereceu gravar um single de "You're Gonna Kill That Girl". Embora no disco original  a maioria das músicas conste como escrita por todos os Ramones, Joey teve uma participação maior nas músicas mais "românticas" como "I Wanna Be Your Boyfriend" e "Today Your Love, Tomorrow the World". A música "Beat on the Brat", fala sobre a infância de Joey no Queens (com certeza uma briga... algo do tipo: "bater no menino mau com um taco de baseball" ). "Judy is a Punk" , também uma música de Joey, seria a primeira das mulheres cantadas pelos Ramones (depois viriam ainda Suzy, Sheena, Ramona e Jackie todas idealizadas por Joey). A banda também gravou uma versão para o hit dos anos 50 "Let's Dance". Segundo Joey, os Ramones nunca gostaram muito de tocar covers principalmente porque, no início, eles não sabiam tirar as músicas mesmo. Só se esforçavam para tocar as covers das quais eles realmente gostassem. Tido como um dos melhores discos dos Ramones (e que contém o maior hit da banda, o hino "Blitzkrieg Bop", escrito por Dee Dee e Tommy). Foi curiosamente o único trabalho com o produtor Craig Leon. Por opção, a banda não ouviu a mixagem final do disco.

Leave Home (1977, SIRE) - O primeiro disco da banda produzido pelo baterista Tommy Elderlyi em parceria com Tony Bongiovi. Devido ao relativo, mas surpreendente sucesso da banda, foi gravado ainda em 1976 e lançado em janeiro de 1977. Curiosidade: uma boa parte das músicas foi inspirada em filmes B de terror. Inclusive a música "Pinhead", que traria o clássico refrão Gabba Gabba Hey (uma distorção da saudação do filmeFreaks. Um terrorzinho porva de 1932. E isso é coisa de Dee Dee Ramone. A primeira tiragem desse disco trouxe a música "Carbona Not Glue", fazendo referência a uma marca de removedor de tinta, que quando cheirado, deixava os caras mais doidos do que nas vezes que cheiravam cola. A companhia dona dessa marca processou a gravadora que teve que editar  uma nova prensagem. A original vale uma bela grana hoje.

Road to Ruin (1978, SIRE) - Este disco marca a entrada de Marky Ramone na bateria, um baterista que vinha de 2 bandas: um fracasso chamado Backstreet Boys, e o bem-sucedido Richard Hell & The Voidoids. o som continuou o mesmo ao dos discos anteriores. E há aqui outra música demente, "I Wanna be Sedated".

 It's Alive (1979, SIRE) - Disco gravado no dia 31 de dezembro 1977, em pleno reveillon, mas só lançado em 1979. Inicialmente foi lançado na Europa como um disco duplo, e só chegou no resto do mundo em 1995.

Rock 'n' Roll High School (1979, SIRE) - Nesta ocasião o Ramones renasce com a luz ao velho projeto de Roger Corman (mestre dos filmes B), pois Allan Arkush percebe que o som da banda é primordial para se fazer um filme onde a galera coloca fogo na escola, e foi a realização de um sonho dos Ramones, que de quebra, participaram como atores. O show que aparece no longa metragem é a verdadeira performance usada pela banda por volta de 74. 

End of the Century (1980, SIRE) - Foi o primeiro trabalho da banda com Phil Spector (ex-produtor dos Beatles). Gravado em Los Angeles, o trabalho foi meio tumultuado - Phil chegou a puxar uma arma para Dee Dee durante as gravações - mas no fim, tudo acabou bem. O resultado é um Ramones mais "limpo"e menos demente que nos discos anteriores, com um som um pouco mudado (algumas intervenções de teclados e saxofones). A banda gravou  "Baby I Love You", uma balada do próprio Phil. No disco está também a famosa "Chinese Rock", escrita por Dee Dee e rejeitada anos antes por Johnny, por ser uma música que falava sobre o vício de heroína, que tanto Dee Dee quanto Johnny estavam passando. Se seus pais vivem falando que rock é coisa de bestalhado, coloque "Do You Remember Rock'n'Roll Radio?" para eles ouvirem (se eles tiverem uma noção avançada de inglês... caso contrário mostre a letra). Com certeza vão abrir um largo sorriso e dizer: 'Eu dançava estas músicas quando era jovem'. Por que vão dizer isso? Porque a música cita vários nomes antigos, tais como T. Rex, John Lennon, Jerry Lee... Durante as gravações Joey recebeu um convite para gravar um álbum solo que seria produzido por Phil, mas felizmente isso não aconteceu. "Do You Remember Rock'n'Roll Radio?" chegou ao Top 10 britânico e o disco foi considerado um dos melhores do ano pela Time Magazine.

 Pleasant Dreams (1981, SIRE) - Depois das brigas de Dee Dee com Phil Spector, a banda foi trabalhar com Graham Gouldman resultado foi um disco que trouxe um som um pouco pop, misturado com rock sessentista, mas ainda bem influenciado pelo toque de Phil. Trouxe um single polêmico,  "We Want the Airwaves", que era uma crítica direta às radios,  e logo não tocou nas estações comerciais. Joey escreveu 7 das 12 músicas do álbum, inclusive a famosa "The KKK Took My Baby Away" (as outras faixas são de Dee Dee).

 Subterranean Jungle (1983, SIRE) - Apesar de conter mais um clássico, a contagiante "Psycho Therapy", este é um trabalhos mais confusos, e há quem diga fraco da banda. A banda queria trabalhar com um produtor (Kenny Laguna, de Joan Jett) e não conseguiu. Acabou gravando 3 covers e algumas canções pouco inspiradas, sendo que nenhuma emplacou nas rádios.

Too Tough To Die (1984, SIRE) - A banda tratou de dispensar Marky, que andava criando muita confusão, e de chamar de volta os produtores Tommy (ex-bateria, colaborou na composição de algumas músicas) e Ed Stasium. No lugar de Marky, entrou Richie já colaborando com a música "Human Kind". Johnny, que no disco passado só tinha se dado ao trabalho de tocar, também acabou pegando no papel e na caneta.

 Animal Boy (1986, SIRE) - Animal Boy veio para mostrar que os Ramones estavam de volta à sua vertente mais punk. Com "Bonzo Goes to Bitburg", de Joey, Dee Dee, e o novo produtor, Jean Beauvoir (ex-baixista dos Plasmatics) a banda acendeu mais uma polêmica: protestou sobre uma visita do então presidente Ronald Reagan a uma cerimônia que homenageava ex-combatentes nazistas. A postura levou Joey a ser convidado a participar de outros  movimentos como o dos Artistas contra o Apartheid (ele gravou solo uma participação num clip tipo "We Are the World" e tudo). A própria banda faria chacota desses movimentos gravando para a música "Something to Believe In" um clip para o "Ramones Aid" com a participação de vários artistas. Nesse disco, Richie Ramone provou seu valor com a boa "Somebody Put Something in My Drink".

 Halfway to Sanity (1987, SIRE) - Joey costumava dizer que este era o melhor disco dos Ramones; Johnny, que era o melhor desdeRocket To Russia. O fato é que foi o ápice. "I Wanna Live"; "Go Lil' Camaro Go" ; "Garden of Serenity" e tantas outras músicas podem ter até sido subestimadas pelos fãs na vasta história dos Ramones, mas trazem  uma maturidade musical e uma inquietude como pouco se viu no punk. Neste disco, Richie emplacou mais 2 ótimas músicas ("I'm not Jesus" e "I Know Better Now"), mas se despedia da banda. O motivo: discussões por dinheiro. Joey ainda tentou colocar panos quentes, mas não teve sucesso. A banda chegou a tocar com Clem Burke, do Blondie, em dois shows depois disso. Esta também foi a época do início da parceria do guitarrista e compositor Daniel Rey. De qualquer maneira, "Halfway to Sanity" foi uma prévia do próximo disco de estúdio (antes a Warner lançaria a coletânea Ramonesmania), que levaria a banda ao estrelato definitivo.

 Brain Drain (1989, EMI) - É este disco que começa a atrair o público brasileiro para perto da banda, por causa de "Pet Sematary", que o grupo compôs para o filme homônimo (Pet Sematary, ou Cemitério Maldito por aqui), de Stephen King. O filme não fez um décimo do sucesso que a música fez, mas tudo bem. O que importa são os Ramones! King e os Ramones sempre cultivaram uma admiração mútua. "I Believe in Miracles" e "Merry Christmas (I Don't Want to Fight Tonight)" foram outros clássicos, excelentes. Por coincidência, "Pet Sematary" e "I Believe in Miracles" eram parcerias de Dee Dee com Daniel Rey. Essas três músicas foram responsáveis pela grande sustentação do álbum, que foi o mais vendido da história do grupo. Para a tristeza da Warner (que havia comprado a SIRE), esse foi o início do trabalho dos Ramones com a EMI. Tristeza para uns, alegria para outros: foi um ótimo retorno para Marky Ramone, que andava com a obscura banda metal King Flux.

 <---- Americano    Lançamento mundial ---->

Loco Live  (1991, EMI) - O projeto de um novo álbum teve de ser adidado por vários motivos: a agenda lotada da banda, em função do estouro de Brain Drain foi só um deles. Dee Dee Ramone teve problemas com drogas e foi desligado da banda (ele seria preso por porte de maconha e depois cismaria que era o novo rei do rap, Dee Dee King) e o baixista novato CJ Ramone (que gravaria o álbum em Barcelona) teve problemas com a Marinha, de onde fugiu para entrar na sua banda favorita. Finalmente um disco ao vivo nos anos 90, os temas são interpretados com uma velocidade sobrenatural. A abertura é de arrancar lágrimas. O destaque fica para a versão americana, com "Carbona Not Glue" ao vivo e escondida. 

 Mondo Bizarro (1992, EMI) - É incrível como os Ramones fazem a mesma coisa durante 18 anos e não perdem a força. O disco trouxe um novo conjunto de músicas boas, e bem executadas no mundo todo (tanto que rendeu um disco de ouro no Brasil, pela venda de 100 mil cópias). Mais uma vez Joey mostrou-se afiado com  "Censorshit" ("Censura de Merda"), "Tomorrow She Goes Away", "Touring", entre outras. O baixista CJ Ramone mostra seus dotes como vocal, e não faz feio. Manda bem nas músicas "Strenght to Endure" e "Main Man" (compostas por Dee Dee e Daniel Rey). A boa surpresa é que Dee Dee não se desligou totalmente da banda, compondo (juntamente com Daniel Rey) músicas como "Poison Heart", esta útima que entrou como trilha sonora do filme Pet Sematary 2. Como não bastasse tudo isso, eles também incluíram um cover do The Doors, "Take It As It Comes".

 Acid Eaters (1994, EMI) - O disco de covers do trouxe boas interpretações de músicas das principais influências da banda como o Who, participações inusitadas como a da atriz pornô Traci Lords nos backing vocals, mas não foi além disso. O lançamento desse tapa-buracos foi o primeiro sinal de que as coisas não iam bem como o grupo. Os 2 covers que tiveram maior destaque foram o de "Substitute" e "Have You Ever Seen The Rain".

Adios Amigos! (1994, EMI) - 3 anos depois de Mondo Bizarro, os Ramones traziam de novo um disco com material novo. Infelizmente o último álbum do grupo, e possivelmente o último trabalho em estúdio, a não ser que achem alguma fita com gravações perdidas.Marky se mostrou firme com seu parceiro de composição Skiny Bones (que depois o acompanharia nos Intruders). UIma despedida de gala, com certeza. Dee Dee e Daniel Rey escreveram boa parte das músicas, provando que a saída de Dee Dee não foi por completo. Rey co-produziu o álbum que teve participação de Joey Ramone. A essa altura o vocalista sofria os primeiros sintomas do câncer. Escute "Life's a Gas"e estenda hoje exatamente o que o homem estava falando quando escreveu a música.

 We're Outta Here! (1997, EMI) - Gravado em 6 de agosto de 1996, em Los Angeles. Foi o 2263º e último show da banda, que contou com a participação mais que especial do bom e velho Dee Dee Ramone. Contou com as presenças de Chris Cornell (Soundgarden), Bem Shepard, Eddie Veder (Pearl Jam), Lemmy Kilmister (Motörhead), Tim Armstrong e Lars Frederiksen (Rancid). O registro de uma grande festa de despedida, com os maiores clássicos, algumas preferidas da banda e muita empolgação. Um disco que os Ramones quiseram deixar como recordação do que eles sabiam fazer como ninguém: um puta show!

Coletâneas

Ramonesmania (1988, SIRE) - Coletânea dupla com as melhores de cada LP, até o momento. Destaque para "Indian Giver", antes só disponível em single. O título já diz tudo: fã de Ramones tem que ser maníaco!

  All The Stuff (And More) Volume One (1990, EMI) - É tipo uma compilação dos primeiros discos do grupo, com poucos temas inéditos e raros, importantes na carreira da banda. Foi lançada em 2 volumes.

   All The Stuff (And More) Volume Two (1991, EMI) - Segundo volume da coletânea.

 Greates Hits Live (1996 - EMI) - Uma coletânea disfarçada com gravações ao vivo. Apenas as duas últimas são de estúdio. E são 2 covers, sendo que "R.A.M.O.N.E.S." é do Motörhead, que fez a música justamente ao Ramones! Esse disco lançado em alguns países, serviu para manter as prateleiras das lojas movimentadas.

Hey Ho Let's Go - Anthology (1999) - Disco duplo com quase toda a carreira dor Ramones. Vem com 58 músicas e mais um livrinho com a história da banda.

Filmes

Rock'n'Roll High School (1978, DVD/VHS, 93 min., Lumivision) - A garota Riff Randel, uma rockeira muita mal-vista pelos colegas, apaixonada pela banda, que escreve canções para serem gravadas pelo grupo, vai fazer de tudo para conhecer seus ídolos num show da banda em sua cidade. Todos os alunos são revoltados com a diretora (Miss Togar), que  impõe novas leis no colégio. Bem, no fim os alunos realmente fazem o que desejam, ou seja, explodir a escola. Os artistas principais são os próprios Ramones, desde quando aparecem dentreo de um carro com a placa GABBA GABBA HEY, interpretando "I Just Want To Have Something To Do", até quando fazem um mini-show com as músicas "Teenage Lobotomy", "Blitzkrieg Bop", "California Sun", "Pinhead" e "She's The One".
Lifestyles Of The Ramones (1990) - Um apanhado na prateleira de clips dos Ramones. O primeiro vídeo oficial da banda.


Lançamento Próximo
Don't Worry About Me - Todas as faixas desse disco estavam terminadas antes de Joey ir-se embora para sempre. No total foram gravadas 20 faixas, e o irmão de Joey, Mickey, disse que o álbum com o nome de "Don't Worry About Me" será lançado no dia 18 de fevereiro de 2002. Disse também que o álbum virá com 11 músicas sendo que "Don't Worry About Me" é o título de uma delas. "É certo do espírito de meu irmão, gostar de ver as pessoas felizes e se divertindo, no lugar de ficarem triste por Joey não estar mais aqui conosco", declarou Mickey. Outra música que promete, é "What a Wonderful World", o clássico de Louis Armstrong.
Lista de faixas de "Don't Worry About Me" :






Comentários

 
Design by Template